Quanto mais pura, melhor!

Ultimamente as cervejas artesanais e cervejas de qualidade têm feito muito sucesso no Brasil, e, é claro, esse sucesso veio para ficar! Uma vez que se conhece cerveja de qualidade, fica difícil beber qualquer geladinha, não é mesmo? Por isso, o Âncora te ajuda a entender um pouco mais de cerveja boa, porque, afinal, queremos que você aproveite cada gole das maravilhas que servimos aqui no bar!

ingredientes-cerveja-Reinheitsgebot-wide

E a primeira lição a se aprender quando o assunto é cerveja é pureza! Quem entende de cerveja sabe que existe uma receita que completa, em 2016, 500 anos de tradição! A Reinheitsgebot (em português: Lei de Pureza da Cerveja), foi escrita em 23 de abril de 1516 e estipulava que a cerveja deveria seguir uma receita sagrada: água, malte de cevada e lúpulo.

E muitas cervejas mundo afora se orgulham de seguir essa receita! Muitas inclusive fazem questão de afirmar no rótulo que são fabricadas de acordo com a Lei. Isso porque sabe-se que não tem erro com esses três ingredientes – é qualidade garantida!

Tudo bem que com o passar dos anos a ciência evoluiu, hoje usa-se muito a levedura de cerveja no processo de fabricação, e também, infelizmente, usa-se cereais não maltados para “baratear” e fabricar a cerveja popular.

A Letra da Lei

lei_pureza

“… nós desejamos enfatizar que no futuro em todas as cidades, nos mercados e no país, os únicos ingredientes usados para fabricação da cerveja devem ser lúpulo, malte e água.
Qualquer um que negligenciar, desrespeitar ou transgredir estas determinações, será punido pelas autoridades da corte que confiscarão tais barris de cerveja, sem falha.”

Legal esse trechinho, né?

No site Brejas, contam a história que essa lei surgiu depois que o duque da Baviera, autor da Lei, acordou com uma baita ressaca, causada por cervejas sem qualidade! Entra lá e confere na íntegra!

E se tiver a fim de uma beer trip, a Alemanha está em festa pelos 500 anos da Lei! Oportunidade perfeita pra conhecer o país!

Dia da Cerveja Impura

A cervejaria carioca 2Cabeças criou uma cerveja que desafia a Lei da Pureza, de uma forma completamente “fora da casinha”! Eles criaram a Bizarro, uma anti-cerveja, feita sem o uso de água, malte ou cevada! Parece loucura? A partir de 23 de abril de 2016, quando será lançada, saberemos!

Para saber mais sobre a Bizarro, acesse o site!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s