Hoje é Dia Mundial da Cerveja!

Hoje, 5 de agosto é a primeira sexta-feira do mês de Agosto, quando se celebra o Dia Mundial da Cerveja. Nem precisava, assim, ter um dia comemorativo desses como desculpa para tomar uma gelada, mas, quem somos nós para contestar uma data linda como essa!

Mas, você sabe como começou essa comemoração? Buscamos a explicação no site Somos Todos Cervejeiros, do G1. Lê aí, enquanto pede um chopp canecão aqui no Âncora!

IMG_0317Abra uma lata, uma long neck, um litrão, peça um chope, encha o growler. Não interessa como, mas hoje é dia de erguer um brinde à bebida alcoólica mais vendida no mundo, e uma das mais antigas, a cerveja. Isso porque desde 2007 a primeira sexta-feira de agosto é comemorada pelo mundo como o Dia Internacional da Cerveja. Então hoje vale postar selfie com cerveja, usar as hashtags #IntlBeerDay e #InternationalBeerDay, chamar os amigos e até dar cerveja de presente.

A brincadeira começou numa mesa de bar nos Estados Unidos com quatro amigos, Avshalomov, Evan Hamilton, Aaron Araki e Richard Hernandez. Eles achavam que a bebida merecia uma data exclusiva para ser comemorada. No ano seguinte àquela ideia, em 2008, iniciaram a promoção da data, e logo ganharam adeptos de cerca de 50 países, inclusive no Brasil. Em 2011, por exemplo, o assunto foi Trending Topic no Twitter em inglês e em português.

A sommelière de cervejas Amanda Henriques, editora do blog Maria Cevada, é uma que celebra a data. Ela acredita que é importante ter um dia para falar exclusivamente de cerveja, especialmente as brasileiras e sua diversidade de sabores, aromas e ingredientes. “A gente está vivendo um período muito bacana, de mais opções de escolha, de sabores que você gosta e não do que é imposto”, comenta.

Feita para comemorar

Para Amanda, a cerveja é uma bebida com cara de festa. “É uma bebida de celebração. Desde o princípio da nossa sociedade está associada a isso”, lembra. E quer melhor forma do que celebrar a cerveja com os amigos? É o que Amanda sugere para hoje. “Acho que tem que levar os amigos para conhecer novos estilos, experimentar e celebrar toda essa diversidade cervejeira”.

Quem também destaca o momento da cerveja no Brasil é o sommelier Daniel Wolff. Para ele, o mercado atual é ótimo para o consumidor, pela variedade e qualidade de opções, mas também pela grande geração de emprego e turismo. “As cervejarias movimentam cidades em que praticamente não tinha turismo”, ressalta.

Importância histórica

A cerveja tem uma longa história, que se mistura com a da civilização. A bebida se originou na região da Suméria há cerca de 9 mil anos atrás. E foi justamente para cultivar cevada que os sumérios estabeleceram os primeiros assentamentos da civilização, na região da Mesopotâmia.

A bebida também foi forma de pagamento para trabalhadores no antigo Egito, e era usada como alimento, por ser considerada um pão líquido. Na antiguidade, a cerveja também servia como uma forma segura de consumir água, pois purificava-a durante o processo de fabricação. A pasteurização, ao contrário do que se pensa, não foi descoberta por Louis Pasteur devido ao leite, mas sim em seus estudos com cerveja, e a refrigeração artificial, que hoje garante que tenhamos geladeira e condicionadores de ar, é outro benefício vindo da cerveja.

Então, bora comemorar. Um brinde!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s